Notícias

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO USO DO MQL

Vantagens e benefícios do uso do MQL





A demanda de energia mundial vai aumentar nos próximos anos. E os custos de energia devem aumentar também. Assim, temas como eficiência energética, custos e sustentabilidade ganham cada vez maior importância, também para a indústria metalúrgica. Uma das chaves da eficiência energética é o uso muito econômico de meios de lubrificação, com destaque para o sistema MQL (Mínima Quantidade de Lubrificação).


Nos processos de refrigeração convencionais, milhares de litros de emulsões devem ser transportados, filtrados, refrigerados e finalmente dispensados. O reprocessamento e disposição destes líquidos resultam em custos muito altos, associados ainda a outros custos necessários à limpeza e secagem do cavaco antes da disposição ou da reciclagem final.

O MQL, portanto, é uma solução ecológica e econômica. No processo MQL tem-se a aplicação precisa de um lubrificante adequado (óleos de éster, alcoóis etc.) diretamente no local ativo da ferramenta (lâmina de corte). Somente alguns mililitros de lubrificantes são gastos por hora. O óleo evapora quase que totalmente na lâmina de corte, assim cavaco, peças e ferramentas permanecem praticamente secos.

Além disso, o processo sempre é alimentado com óleo novo e limpo (menos que 50 ml/hora), eliminando-se o risco de conter pequenas partículas de cavaco, através do “óleo velho”, que podem produzir marcas e danos na superfície da peça. Ao mesmo tempo, como quantidades mínimas de óleo ficam grudadas no cavaco, a reciclagem é possível praticamente sem a necessidade de tratamento adicional, o que representa significativa economia de água.

A Bielomatik é pioneira no desenvolvimento de sistemas de MQL com 1 e 2 canais. O sistema MQL - 1 canal se destaca pela sua aplicação muito fácil em centros de usinagem. Este sistema é adequado para adaptações em processos de baixa e média rotação. Já o sistema MQL - 2 canais é a solução correta para processos com custos otimizados, alta produtividade, altas rotações do eixo e com demanda alta de lubrificantes, sendo ainda ideal para o uso de conceitos de processo flexíveis com o uso de ferramentas diferentes.

Um dos principais usos do MQL encontra-se nos custos, já que possibilita economia de até 15%. Em muitos casos, as empresas “enforcaram“ os fornecedores de peças até o limite. Desta maneira, estes fornecedores quase não têm mais alternativas de redução de custos. O uso do sistema MQL abre novas possibilidades de redução dos custos de fabricação.

A experiência da Bielomatik mostra ainda outras vantagens, como a redução dos tempos de processo, já que se permite utilizar avanços mais rápidos, e o aumento da vida útil das ferramentas, em função da lubrificação otimizada diretamente na lamina de corte. Por outro lado, diferente da refrigeração tradicional, não provoca a diminuição do valor da máquina através assoreamento e corrosão, além de evitar doenças de pele nos operadores.

Por todos esses motivos, a Bielomatik frisa que o sistema MQL não deve ser encarado somente como “diminuidor de custos“ para os grandes usuários de centros de usinagem.

(*) Artigo produzido pela Bielomatik

Cadastro NewsLetter

Cadastre seu e-mail para receber mais informações e promoções da TSM Usinagem

Copyright ©  São Mateus Ltda 2012. Todos os direitos reservados.youweb

administratorwebmail

logo rodape

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Av. Ademar Ferrugem, n° 722
Campinas - Goiânia - Go
CEP: 74531-020

Redes Sociais

facetwitter